Pilates e emagrecimento
O método sempre pode alcançar mais do que apenas o objetivo proposto, pois oferece muitos ganhos para quem o pratica. Pilates Emagrece? Mito ou verdade?
Esta é uma pergunta muito frequente no Stúdio de Pilates, por alunos já praticantes e por pessoas que estão a pensar adotar o Método como forma de voltar à boa forma física e emagrecer.
Se o Pilates emagrece ou não, vai depender muito da forma como ele é ministrado e o empenho e dedicação de cada aluno durante as aulas, porém devemos lembrar que como atividade física, ele sempre terá um gasto energético considerável.
Uma das frases de Joseph Pilates que se encaixa muito bem nesse contexto é a que ele diz “Não interessa o que você faz, e sim como você faz”
Associado com a prática de Pilates, também é necessário um programa aeróbico, assim como uma dieta equilibrada para que os efeitos na balança comecem a surgir de forma mais rápida e eficaz.
Com a prática do Método Pilates, o aluno tem seu metabolismo acelerado pois os órgãos internos são estimulados e estes melhoram o nosso funcionamento de modo a ficar mais rápido às necessidades do organismo. Algumas mudanças no corpo podem ser notadas desde o início da prática de Pilates.
Podemos citar o fortalecimento dos músculos das pernas e dos braços, assim como um estreitamento no diâmetro da cintura e modelação do glúteo.
A intensidade da aula, periodização, frequência semanal e assiduidade são os fatores fundamentais para definir o emagrecimento na aula de Pilates.
Se a aula for inteiramente dedicada a apenas perda de peso, o aluno pode chegar a eliminar até 420 calorias numa só sessão se for de alta intensidade.
O instrutor de Pilates, no entanto, tem um papel muito importante no momento de elaborar o plano de aula, e o conteúdo a ser aplicado, assim como motivar os alunos com dedicação e determinação, propondo a cada aula novos exercícios, para que os alunos se sintam desafiados a cumpri-los.
A meta será sempre para que o aluno consiga ver resultados após um plano de sessões.