Pilates para homens?

Ainda existe muito preconceito sobre o método Pilates para homens, independente deste ter sido criado por o alemão Joseph Pilates, ao princípio para dar resposta a um público predominantemente masculino durante a primeira guerra mundial. Mas quantas vezes já ouviram comentários como: “Pilates é para mulheres”, ou ainda “Pilates é muito tranquilo, calmo, é coisa para idosos?

Quem acha que o método existe para atingir somente este grupo em específico é porque, de fato, nunca experimentou a técnica num Stúdio com profissionais qualificados e aptos para ministrar as aulas.

O Pilates para homens tem vários benefícios físicos:

  • Melhora a performance desportiva
  • Auxilia nas atividades que requerem mais mobilidade
  • Além de auxiliar na força, vigor e correção postural os exercícios do método Pilates são estimuladores da potência sexual devido à movimentação da cintura pélvica e o fortalecimento da musculatura envolvida.

Já dizia Joseph Pilates “Os músculos precisam ser fortes e flexíveis”.

De que adianta termos músculos visíveis, tonificados, vincados e se não há flexibilidade para podermos usá-los? A rigidez muscular é algo que dificulta muito a mobilidade corporal e impede a realização de vários exercícios de Pilates que tem esse foco em específico.

Musculação / Pilates

Para a prática de Pilates é necessário conhecer a sua própria respiração, ter controlo sobre o corpo, utilizar a fluidez para que a aula não perca o ritmo, ter muita concentração para que os movimentos sejam precisos e harmoniosos e manter o centro de força ou powerhouse sempre ativado.

O Pilates para homens vai trabalhar o corpo equilibradamente. Não existe trabalho corporal mono articular, tudo está interligado mas isso não quer dizer que vamos realizar coordenações de braços e pernas simultaneamente sempre. Na musculação, a maioria dos exercícios são mono articulares, ou seja, posso escolher uma ação: flexão/extensão, abdução/adução, etc. e trabalhar dessa forma. Errado? Não, apenas objetivos distintos.

Na musculação existe o ganho de massa muscular pela estimulação através das cargas, no Pilates a carga é a do nosso corpo e das molas, bandas elásticas, magic circle…, o que não faz ser uma carga suficiente para hipertrofiar a musculatura, mas sim tonificar, desenhar, definir aquilo que você já possui.

Flexibilidade para poder usar uma musculatura forte é essencial para o corpo, e realmente essa característica, nós podemos encontrar no Pilates para homens.

Venha conhecer, experimentar e quem sabe gostar?

Faz a tua inscrição