Benefícios da prática de pilates em Idosos

Quando falamos de benefícios do Pilates para a mente, entramos na origem do método, pois enquanto desenvolvia seu método, Joseph Pilates entrou em contato com as teorias orientais que preconizam a integração entre corpo e mente saudáveis para a manutenção da saúde do organismo, ou seja a filosofia Body Mind and Soul (Corpo Mente e Alma), tal como o próprio Josef Pilates refere na introdução do seu livro “Return to Life, Throug Contrology”

Por isso, parte fundamental da prática é o controlo da respiração, concentração, consciência corporal, o sentir. Assim regula a libertação de hormonas stress no sangue, mas também a dopamina e serotonina, neurotransmissores responsáveis pelo sentimento de prazer e bem-estar.

Como um de seus pilares é a manutenção do foco e da atenção, ele também contribui para um aumento do controlo emocional dos seus praticantes, gerando um acréscimo de disciplina, praticar Pilates pode melhorar a autoestima, conforme as mudanças no corpo vão aparecendo e a forma de sentir o seu corpo muda a relação consigo próprio e com os outros.

Todos os movimentos são feitos com precisão e rigor técnico e principalmente com propósito, seja por motivos de lesões musculares, osteoarticulares, problemas respiratórios, e outras patologias, ou como alternativa a outras práticas ou desportos.

Para idosos, por exemplo, é normal que, com o avanço dos anos, haja perda da massa muscular e óssea, problemas articulares, assim como aumento da gordura corporal, problemas cardíacos, respiratórios e de eventuais problemas de incontinência.

Citando um outro benefício do Pilates, lembramos do equilíbrio, que é uma das várias funções do corpo humano que compreende a interação de três sistemas percetivos: o vestibular, o propriocetivo e o visual, as quedas passam a ser mais frequentes e não são raros os quadros de depressão na terceira idade. Pilates pode prevenir, evitar e intervir em tudo isso de uma forma muito efetiva. Assim como atua na recuperação do tónus e da flexibilidade muscular, bem como no movimento seguro das articulações, o Pilates reforça o equilíbrio de seus praticantes, fatores fundamentais para fortalecer a saúde do corpo e prevenção de quedas.

Além de todo o trabalho corporal, a prática estimula o bem-estar mental dos idosos, aumentando sua autoestima e a sensação de serem capazes de realizar exercícios físicos e as atividades regulares do dia-a-dia com agilidade e prazer.

Envelhecer não é morrer, venha crescer connosco

Faz a tua inscrição